(11) 99809-1077 / (11) 97330-2820

contatos@fazendadondariza.com.br

Doçura e acidez

Espécie:

Arábica

Tipo de beneficiamento

Natural

Variedade mais comum

Mundo Novo e Catucai Amarelo

Colheita

Manual

Maturação

Quanto mais homogêneo é o amadurecimento dos grãos no pé, mais doçura terá o café.

Seleção

O café da Região da Serra da Mantiqueira.

Característica do solo

O solo de Carmo de Minas é de cor bem escura, rico em minerais e com presença de cascalho.

Clima

A região montanhosa tem média anual de temperatura em 19°C. As estações são muito bem definidas na microrregião, com estação chuvosa e seca bem definidas.

Vegetação

A Fazenda Donariza esta localizada na Cidade de Carmo de Minas com vegetação natural típica da Mata Atlântica, o que também colabora, com a qualidade dos frutos.

Chuvas

O estresse hídrico – que é a pausa nas chuvas de maio a agosto – acontece durante a época da colheita, o que garante maior qualidade para os grãos.

Carmo de Minas

Pequeno município onde, todos os anos, produtores são premiados e reconhecidos pela produção de grãos nobres. Parte desse sucesso é presente da Natureza, que forneceu solo e clima perfeitos para o cultivo.

Na década de 50, os fazendeiros que plantavam café em Carmo de Minas, município de Minas Gerais, situado na região da Serra da Mantiqueira, diziam exaustivamente, para seus filhos e netos, que o café arábica produzido ali exigia cuidados especiais, que eram grãos diferenciados e com doçura fora do comum. Décadas se passaram e as novas gerações deram continuidade ao cultivo dos grãos, cuidaram do solo, permaneceram morando na cidade — com pouco mais de 16 mil habitantes — e estudaram técnicas de cultivo, para provar que realmente o café do Sul de Minas é muito especial.

E, a partir do ano 2000, Carmo de Minas destacou-se como a região mais premiada do Brasil nos concursos de qualidade do café. No Cup of Excellence, principal concurso que premia cafés especiais, o município é destaque: de 2003 a 2008 os cafés da região estão sempre presentes nos três primeiros lugares e tomaram grande parte na lista dos trinta melhores. Em 2009, o município também esteve forte no ranking, feito que se repetiu em 2010. No ano de 2011, entre os 25 melhores cafés do Brasil 18 eram da microrregião da Mantiqueira, sendo 11 de Carmo de Minas. Esse predomínio repetiu-se nos anos de 2012 e 2013, sendo que neste último ano Carmo de Minas conquistou o primeiro lugar nas duas modalidades do concurso.